quarta-feira, 8 de junho de 2011

Tirar CPF pela Internet Gratuitamente

A Receita Federal mais uma vez inovando, depois do documento de CPF (Cadastro de Pessoa Física) ser de papel, cartão de plástico, agora o CPF é online. Esse documento é um dos mais usados por qualquer cidadão e em caso de perda do documento ou quem vai tirar o CPF pela primeira vez, basta somente ter acesso á internet e imprimir o CPF online pelo site da Receita Federal.
Essa novidade ainda é pouco conhecida pelos brasileiros mas que já está em vigor desde setembro de 2010. Com esse novo recurso você pode emitir o CPF pela internet gratuitamente e sai na hora sem complicação. O CPF online pode ser emitido por qualquer pessoa, seja para primeira ou segunda via do documento.
Para emitir a segunda via do CPF pela internet basta somente ir a página da Receita Federal http://www.receita.fazenda.gov.br/, na página inicial clique em e-CAC, após abrir a página clique em Acessar o Portal e-CAC, após isto vá em Gerar Código de Acesso para Pessoa Física. Neste passo você deverá fornecer a sua data de nascimento, alguns documentos pessoais e o número do comprovante da declaração do Imposto de Renda dos dois anos anteriores, criar uma senha de acesso e clicar em Gerar Código. Caso você não seje obrigado a declarar o IR, ao clicar em gerar código o sistema irá pedir o seu número do título de eleitor.
Após ter gerado o código de acesso, anote-o e clique em Acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), na página seguinte informe o seu CPF, código de acesso e sua senha, agora clique em Avançar. Na tela seguinte você deve clicar na opção Cadastro CPF, agora finalmente clique em Comprovante de Inscrição, nesta tela você poderá imprimir o seu CPF online quantas vezes quiser, lembrando que ele tem a mesma validade do CPF de plástico e papel.
Quem vai tirar esse documento pela primeira vez precisa antes de imprimir o CPF online, se dirigir a uma agência dos Correios, Caixa ou Banco do Brasil para fazer o cadastro e pagar uma pequena taxa, neste cadastro será gerado um número de inscrição, com ele você poderá imprimir o CPF pela internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário