terça-feira, 9 de agosto de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SITUAÇÃO DA SANTA CASA DE SABARÁ









No dia 06 de julho do ano em curso, o Vereador Jessé Batista participou juntamente com alguns de seus pares da atual gestão da Câmara Municipal de Sabará de audiência Pública  para avaliar a atual situação da Santa Casa, da UPA e do Sistema Único de Saúde no Município, audiênia esta promovia pela Câmara  e realizada no Clube Cravo Vermelho.
A população de Sabará, junto aos atuais funcionários da santa Casa demonstraram toda sua indignação quanto ao rumo  dado a prestação de serviços da mesma.
O serviço prestado pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento), administrado pela Prefeitura, segundo participantes, tem contribuído negativamente para a Santa Casa. O que a principio parecia de boa fé, tem se transformado em uma enorme bola de neve onde não se consegue encontrar uma solução. O déficit acumulado atualmente é de cerca de R$ 70.000,00 por mês.
O resultado é que mais uma vez a santa Casa está prestes a fechar as portas e desta vez definitivamente.
São anos de dívidas acumulados, inclusive junto ao INSS, onde não se repassa os descontos dos funcionários.
Os problemas da Santa Casa segundo os próprios funcionários, é de administração. Os administradores precisam rever quais são as prioridades de atendimento da mesma, melhorando a capacidade de internação  segundo o Dr. Herbet Lucas.
A reunião girou em torno da busca de uma solução para "salvar" a Santa Casa. Que seja através de parcerias ou mesmo com o apoio de deputados e que se invista na casa, uma entidade filantrópica que não tem conseguido se manter e prestar os serviços necessários à comunidade.
Segundo os participantes, o que se precisa é de mais boa vontade política, de pessoas que realmente se importem com a saúde pública. A população também foi chamada para que se interajam mais e participem mais de perto dos acontecimentos inerentes à Santa Casa, o que é de interesse de toda à população sabarense. Não basta apenas cruzar os braços e reclamar, é preciso participar, acompanhar, para poder cobrar. Foi o pedido dos participantes da audiência.
Já o Departamento Jurídico da Santa Casa trouxe a tona à verdadeira situação da casa.
E começa dizendo: - "O  momento não é para agir com o coração, é claro que o desejo de todos é que a Santa Casa continue a prestar serviços para toda a comunidade, porém, agora é hora de agir com a razão, e segue com palavras bastante duras.
Segundo uma de suas  advogadas:  _“Entre manter um engodo, que não tem recursos para atender a população, fechar as portas é parar de enganar o povo. E ainda mais, segundo a mesma, não existe uma solução construída, a proposta da solução do problema deverá ser razoável do ponto de vista legal”.
Entre outras explicações quanto ao funcionamento da UPA, ficou bem claro que UPA não é uma unidade de internação, serviço este que deveria ser atribuído à Santa Casa, o que não estava acontecendo, e este foi um dos problemas apontados nos atendimentos prestados pela Santa Casa em parceria com a UPA.
Segundo o Secretário Estadual de Saúde Luis Fernando se faz necessário um estudo conjunto de toda micro-região onde as decisões serão feitas pelo colegiado. Fazer uma reunião técnica, de estudo, de levantamento de lotação dos hospitais da micro-região.
A secretária de saúde Nicole Cuqui também deu o seu parecer.
É preciso definir qual o papel da Santa Casa, qual é o seu papel dentro do município?
Qual é a deficiência dos outros hospitais e qual a solução mais viável?
Para a provedora da casa Dra. Carla Matarelli, a solução  é que se reabram as portas da emergência e das urgências com adesão de internações e a utilização do laboratório, sala de RX para que o governo volte a investir na Santa Casa.
Algumas propostas para a solução foram deixadas como:
- Formação de uma equipe de estudos.
-Envio de um apoio por parte da prefeitura.
- Disponibilização do Dr. Herbet Lucas como um dos gestores da Santa Casa.
Aguardamos novos entendimentos entre a Santa Casa e a Prefeitura Municipal de Sabará para que a parte mais afetada, ou seja, a população em geral,  não continue a sofrer as conseqüências de mais este  momento  delicado que a entidade passa e esperamos soluções aplausíveis por parte de nossos governantes.
Att.
Gabinete Vereador Jesse Batista
e Assessoria





Nenhum comentário:

Postar um comentário