sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fórum Sabará 300 Anos

A Câmara Muninicipal de Sabará e o INEDES - Insituto Estadual de Desenvolvimento Sustentável deram início ao Fórum Sabará 300 Anos  na noite de 23 de Agosto com o lançamento da "Revista Cultural Sabará 300 Anos".

A bertura do fórum contou com a presença de alguns dos vereadores e de autoridaes locais.
Entre eles, contamos com o sempre presente Vereador Jessé Batista, membro atuante e constante incentivador da educação, saude, cultura, esporte, lazer, turismo e sustentabilidade em Sabará.

Como palestrante da noite contamos com a presença do Educador José Márcio Barros -  Professor  do Observatório da Diversidade - PUC Minas, o qual muito nos honrou com o tema: Cultura, Patrimônio e Desenvolvimento. 

O Fórum acontecerá ainda nos dias 24, 25 e 26 de Agosto.






Fonte Fotos: Blog Fórum Sabará 300 anos
Att.
Assessoria de Gabinete

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

SERVIÇOS PRESTADOS PELO HOSPITAL CRISTIANO MACHADO- ROÇA GRANDE


Saiba quais são os serviços prestados pelo Hospital Cristiano Machado localizado no Bairro Roça Grande em Sabará.

Endereço: Rua Santana, 600 
Bairro Roça Grande 
Município Sabará
CEP 34545-790

Horário de Funcionamento
Segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas

Linhas de Ônibus
4987, 4988

Telefones
(31) 3679-4200

Fax
(31) 3679-4205

Quadro de Direção
Gerente Assistencial - Carmem Teresinha Mazzilli
Gerente Administrativo - Maurício Antônio dos Santos

Perfil Assistencial
Especialidades
  • Clínica Médica
  • Fisioterapia
  • Terapia Ocupacional
  • Psicologia
  • Fonoaudiologia
  • Terapia Nutricional
  • Serviço Social
Serviços
  1. Internação de pacientes crônicos (feminino e masculino) sob cuidados prolongados e referenciados
Histórico
O Hospital Cristiano Machado, localizado no bairro Roças Grandes, em Sabará, região metropolitana de Belo Horizonte, foi fundado em 1944 com o nome de Sanatório Roça Grande. Na época, sua missão era atender ao paciente portador de hanseníase. Pertencia a FEAL (Fundação Estadual de Assistência Leprocomial) até 1977, quando passou a integrar à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG.
Integrado à Fhemig, acentuam-se as modificações na assistência do Sanatório. No início da década de 80, tem início a transformação de sanatório para hospital.
Atualmente, o Hospital Cristiano Machado é a retaguarda do Hospital João XXIII para casos crônicos neurológicos e ortopédicos que necessitem de internações de longa permanência.
Missão
Atuar como parte do Complexo de Urgência e Emergência da Rede FHEMIG, prestando assistência integral, humanizada e qualificada aos pacientes que necessitem de cuidados prolongados à saúde, provenientes de outras unidades assistenciais da rede, em especial do Hospital João XXIII.
Visão
Constituir-se como unidade de atendimento secundário à saúde, visando a recuperação e a reinserção social de pacientes sob cuidados prolongados, vítimas de grandes traumas e agravos.

 Internação hospitalar de pacientes que precisam de cuidados médicos prolongados

Descrição : Serviço de internação hospitalar a pacientes crônicos que precisam de cuidados por tempo maior. São casos que necessitam, por exemplo, de fisioterapia, terapia ocupacional, adequação nutricional e outros procedimentos que ajudam na recuperação ou melhoria do estado geral do paciente.

Os pacientes que precisam de cuidados prolongados normalmente passaram por graves acidentes, sofrendo grandes fraturas que exigem, após o tratamento específico, outros procedimentos para a recuperação dos movimentos, a exemplo de fisioterapia.

Outros casos comuns envolvem pacientes que tiveram grandes queimaduras e que, não correndo mais risco de morte, precisam de tratamentos específicos para retomar a sua rotina de vida. Ou então, vítimas de problemas cardiovasculares, como derrames e infartos.

O Hospital Cristiano Machado, em Sabará, oferece serviços especializados em fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e suporte nutricional. Para receber o atendimento no hospital, o paciente deve ser encaminhado pelo médico responsável.

Valor da taxa : Gratuito.
Documentos Necessários : Documento de identificação (Carteira de Identidade ou Carteira de Motorista ou Carteira Profissional)
Unidades onde o serviço é prestado :
Município Unidade :

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CAMPUS DO IFET (ANTIGO CEFET ) EM SABARÁ

O Vereador Jessé Batista e os vereadores Maurílio Barbosa, Ricardo Antunes, Terezinha Van Stralen juntamente com o secretário geral do PT Rodrigo Leite e o ex-assessor da Presidência da República,  Renato Matarelli, participaram em Brasilia no dia 16 de Agosto, do lançamento do IFET (CEFET) em Sabará, pela Presidente Dilma Rousseff. A cidade juntamente com os nossos jovens obtiveram uma grande conquista.
Cabe agora a todos nós torná-lo realidade.
Foram destinados dez milhões de reais para a construção da Unidade, ficando ao encargo da Prefeitura a disponibilização do terreno para a construção da mesma.
Os vereadores presentes, em nome de toda a comunidade, agradeceram ao Deputado Federal Reginaldo Lopes  e ao Reitor Caio Mário Bueno, pelo empenho que dedicaram para que alcançássemos mais esta conquista. A obra está prevista para ser entregue até ano de 2012.

Leia mais no informativo da Câmara Municipal, a qual teve um importantíssimo papel para que este convênio se concretizasse.




segunda-feira, 15 de agosto de 2011

REQUERIMENTOS ATENDIDOS

SEGUNDO SEMESTRE 2011.

Iniciamos os trabalhos do segundo semestre de 2011 onde já obtivemos resultados positivos de alguns dos requerimentos solicitados como segue abaixo:

Requerimento 038/11
Pedido de recomposição asfáltica da Av. Albert Scharle no Bairro Paciência.

Requerimento  034/11
Pedido de Urbanização da Rua Santa Rita no Bairro Paciência. Atendido parcialmente.
                                                 

terça-feira, 9 de agosto de 2011

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE SITUAÇÃO DA SANTA CASA DE SABARÁ









No dia 06 de julho do ano em curso, o Vereador Jessé Batista participou juntamente com alguns de seus pares da atual gestão da Câmara Municipal de Sabará de audiência Pública  para avaliar a atual situação da Santa Casa, da UPA e do Sistema Único de Saúde no Município, audiênia esta promovia pela Câmara  e realizada no Clube Cravo Vermelho.
A população de Sabará, junto aos atuais funcionários da santa Casa demonstraram toda sua indignação quanto ao rumo  dado a prestação de serviços da mesma.
O serviço prestado pela UPA (Unidade de Pronto Atendimento), administrado pela Prefeitura, segundo participantes, tem contribuído negativamente para a Santa Casa. O que a principio parecia de boa fé, tem se transformado em uma enorme bola de neve onde não se consegue encontrar uma solução. O déficit acumulado atualmente é de cerca de R$ 70.000,00 por mês.
O resultado é que mais uma vez a santa Casa está prestes a fechar as portas e desta vez definitivamente.
São anos de dívidas acumulados, inclusive junto ao INSS, onde não se repassa os descontos dos funcionários.
Os problemas da Santa Casa segundo os próprios funcionários, é de administração. Os administradores precisam rever quais são as prioridades de atendimento da mesma, melhorando a capacidade de internação  segundo o Dr. Herbet Lucas.
A reunião girou em torno da busca de uma solução para "salvar" a Santa Casa. Que seja através de parcerias ou mesmo com o apoio de deputados e que se invista na casa, uma entidade filantrópica que não tem conseguido se manter e prestar os serviços necessários à comunidade.
Segundo os participantes, o que se precisa é de mais boa vontade política, de pessoas que realmente se importem com a saúde pública. A população também foi chamada para que se interajam mais e participem mais de perto dos acontecimentos inerentes à Santa Casa, o que é de interesse de toda à população sabarense. Não basta apenas cruzar os braços e reclamar, é preciso participar, acompanhar, para poder cobrar. Foi o pedido dos participantes da audiência.
Já o Departamento Jurídico da Santa Casa trouxe a tona à verdadeira situação da casa.
E começa dizendo: - "O  momento não é para agir com o coração, é claro que o desejo de todos é que a Santa Casa continue a prestar serviços para toda a comunidade, porém, agora é hora de agir com a razão, e segue com palavras bastante duras.
Segundo uma de suas  advogadas:  _“Entre manter um engodo, que não tem recursos para atender a população, fechar as portas é parar de enganar o povo. E ainda mais, segundo a mesma, não existe uma solução construída, a proposta da solução do problema deverá ser razoável do ponto de vista legal”.
Entre outras explicações quanto ao funcionamento da UPA, ficou bem claro que UPA não é uma unidade de internação, serviço este que deveria ser atribuído à Santa Casa, o que não estava acontecendo, e este foi um dos problemas apontados nos atendimentos prestados pela Santa Casa em parceria com a UPA.
Segundo o Secretário Estadual de Saúde Luis Fernando se faz necessário um estudo conjunto de toda micro-região onde as decisões serão feitas pelo colegiado. Fazer uma reunião técnica, de estudo, de levantamento de lotação dos hospitais da micro-região.
A secretária de saúde Nicole Cuqui também deu o seu parecer.
É preciso definir qual o papel da Santa Casa, qual é o seu papel dentro do município?
Qual é a deficiência dos outros hospitais e qual a solução mais viável?
Para a provedora da casa Dra. Carla Matarelli, a solução  é que se reabram as portas da emergência e das urgências com adesão de internações e a utilização do laboratório, sala de RX para que o governo volte a investir na Santa Casa.
Algumas propostas para a solução foram deixadas como:
- Formação de uma equipe de estudos.
-Envio de um apoio por parte da prefeitura.
- Disponibilização do Dr. Herbet Lucas como um dos gestores da Santa Casa.
Aguardamos novos entendimentos entre a Santa Casa e a Prefeitura Municipal de Sabará para que a parte mais afetada, ou seja, a população em geral,  não continue a sofrer as conseqüências de mais este  momento  delicado que a entidade passa e esperamos soluções aplausíveis por parte de nossos governantes.
Att.
Gabinete Vereador Jesse Batista
e Assessoria